Thursday, November 13, 2008

Janusz Kaminski

Uma das coisas mais legais de se estudar a técnica do cinema é começar a ter prazer na sala escura mesmo nos filmes mais tediosos ou até naqueles mais clichês-água-com-açúcar-marmelada.
Não é que vc fique mais ou menos inteligente, mais ou menos sensível ou mais ou menos bobo, é só que você passa a admirar coisas que nunca tinha notado antes.

Isto no meu caso quer dizer conseguir assistir mais Spielberg e não só "Escafandros e Borboletas". Vejam só que engraçado, apesar do meu poste anterior ter mencionado que o diretor de fotografia do "Escafandro..." era um tal Janusz Kaminski, foi preciso um pouco mais de pesquisa para entender que o cara é o Fotógrafo preferido do Spielberg. Vejam só algns filmes na galeria do rapaz: A lista de Schindler (1993), Jurassic Park (1997), O Resgate do Soldado Ryan (1998), O Terminal (2004), O Escafandro e a Borboleta (2007). (lista completa)

Resumindo, não é porque o roteiro é ruim, ou porque a atuação deste ou daquele é ruim, ou até porque o diretor é o mestre do clichê enlatado, que o filme não tenha algum elemento interessante, ou muito bem executado.

Porque também vâmo combiná, existe alguma outra forma de se ver, por exemplo, "O Terminal" que não seja observando a fotografia de um dos maiores fotógrafos de hollywood? Na verdade existe, mas aí vc vai ter que aguentar o mala do Tom Hanks construindo uma pia no aeroporto de nova iorque.

2 comments:

  1. tá bom,eu vou confessar...por muitos anos meu filme preferido foi tomates verdes fritos.

    ReplyDelete
  2. Anonymous10:08 AM

    Adoro cinema e adoraria me livrar da paixao que sinto tambem pelos enlatados. Confesso que tenho uma certa dificuldade de entrar nos filmes ditos "mais alternativos". Mas,na maioria, saio da sala feliz. Nao por me sentir "mais culta", mas por ver que ha vida (e como) fora dos limites de Hollywood. Sempre estive por aqui, amigo. E soh nao estou mais por que, realmente, algumas vezes nos deixa na saudade!

    ReplyDelete